Núcleo de Formação Comunitário

 No dia 15 de novembro inauguramos o nosso primeiro Núcleo de Formação Social do Cerrado Basquete.

Entre as ações do Basquete Cerrado a mais importante e que justifica todo o esforço das pessoas e instituições envolvidas no projeto é o Núcleo de Formação Comunitário Cerrado de Basquetebol (NFCCB).

A ideia principal dos NFCCBs é ir onde as pessoas estão. Sabe-se que a Constituição Federal não é cumprida quando estabelece o dever do Estado em promover acesso de toda a população à prática esportiva. Isso é mais grave quanto mais determinada localidade é carente de instalações ou opções de práticas gratuitas do esporte próximas da residência das pessoas. Com isso, o Cerrado promove o basquete nas comunidades em 4 ações coordenadas:

1) Estuda e define uma comunidade que necessite de acesso ao esporte qualificado e cidadão;

2) Propõe construir ou reformar, junto com a comunidade, uma instalação esportiva pública que abrigue a prática do basquete;

3) Promove o basquete mediando o público para ocupar de forma sustentada e cidadã o espaço público e;

4) Desenvolve escola de basquete para crianças e jovens de modo a inspirar a coletividade e constituir a cultura do basquete na comunidade.

O projeto se inspira nos valores olímpicos de amizade, coragem, determinação, excelência, igualdade, inspiração e respeito. Tem intenção de alicerçar o desenvolvimento de crianças e jovens, bem como seus familiares, por meio da cultura esportiva que valoriza o acesso ao conhecimento, a capacidade de auto avaliação e de estabelecer metas, a tomada de decisões conscientes, a participação coletiva e efetiva no cotidiano, e a compreensão do esporte como um valor solidário e de hábitos saudáveis ao longo da vida.