O Cerrado basquete nasceu do sonho de um grupo de abnegados do basquete em fazer um projeto baseado em seus ideais que consistem em promover uma transformação profunda no modelo de clubes e times que sempre acabou funcionando do Disitrito Federal nos últimos 15 anos, além de construir uma base profunda, oportunizar o máximo de pessoas possível a jogar basquete e para aqueles que tiverem talento e condição, realizar o sonho de jogar profissionalmente em uma equipe que realmente valoriza a “prata da casa” e acredita que resultados são importantes, mas não o mais fundamental. O mais importante para este projeto é a transformação das pessoas.

A estrutura de funcionamento atual do projeto Cerrado Basquete sustenta-se em 5 pilares que são: Adulto Masculino, Adulto Feminino, Categoria de Base, Núcleos Sociais e Escolinha.

Adulto Masculino: Primeira equipe constituída no projeto, deverá sempre ser referência às crianças e adolescentes das categorias de base e núcleos sociais. Almejamos, nesta categoria, a disputa da principal liga de basquetebol adulta masculina.

Adulto Feminino: Equipe formada no início de 2017 através de uma parceria com a equipe feminina do União, deverá sempre ser referência às crianças e adolescentes das categorias de base e núcleos sociais, principalmente as meninas.

Categoria de Base: Atuaremos nas diversas faixas etárias das categorias de base masculina e feminina. Descobrir talentos, formar atletas e cidadãos será sempre nossos objetivos nas categorias de base. Almejamos ser referência na formação de atletas em âmbito regional e nacional.

Núcleos Sociais: Levar a prática do basquetebol às diversas regiões administrativas do Distrito Federal através da instalação de núcleos sociais de basquete. Formar cidadãos, descobrir talentos e transformar vidas através do esporte será nosso objetivo principal em nossos núcleos sociais.

Escolinha: Promover a iniciação esportiva para crianças, adolescentes e adultos afim de construir sonhos, hobbies e hábitos saudáveis, promovendo através do esporte e de uma metodologia de ensino que desenvolva as pessoas de mental, motora e emocionalmente.