A Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu nesta terça-feira, 19 de dezembro, o formato da Liga Ouro 2018, que vale acesso para a temporada 2018/19 do Novo Basquete Brasil (NBB). Em reunião realizada em São Paulo, ficou acertado que a quinta edição do torneio terá nove equipes, recorde de participantes na competição. O destaque fica por conta do Corinthians, que retorna ao basquete adulto após 22 anos de ausência e da equipe do Cerrado Basquete, que ganhou o direito de representar o DF depois de sagrar-se vice campeão da Super Copa Brasil.

A Liga Ouro 2018 começa no dia 26 de fevereiro e termina em meados de junho. Apenas o campeão se garante no NBB. Além do Corinthians, estão inscritas as equipes: Blumenau-SC, Brusque-SC, Brasília Basquete-DF, Cerrado Basquete-DF, Londrina-PR, Macaé-RJ, São José-SP e Unifacisa Paraíba-PB.

– É uma satisfação muito grande poder resgatar o basquete profissional do Corinthians depois de 22 anos, não só pelo clube, mas por uma grande quantidade de torcedores de basquete que nós temos. Nossa ideia é formar um projeto de médio a longo prazo e queremos muito essa vaga no NBB. Vamos etapa por etapa e formaremos uma equipe bastante competitiva para essa Liga Ouro – disse o diretor de esportes terrestres do Corinthians, Adilson Mendes.

Vice-campeão do NBB 2011/2012, o São José é outra atração da Liga Ouro. Com grande tradição na modalidade, a equipe disputou as oito primeiras edições do NBB e, além da final, chegou duas vezes às semifinais.

– A LNB vive um momento muito interessante e para São José, que é um dos fundadores, poder retornar é muito positivo voltar em uma Liga Ouro que está bastante encorpada. O número de equipes praticamente dobrou, temos times que já jogaram o NBB e será um campeonato muito disputado – disse Inácio Messias, diretor do São José Basketball.

Quem também está de volta ao certame nacional é o Macaé, que disputou quatro temporadas do NBB entre 2013 e 2017. Outra praça tradicional, a capital federal Brasília será representada por duas novas equipes: Basquete DF e Cerrado Basquete.

Formato de disputa

Com o aumento no número de participantes, a fórmula de disputa da Liga Ouro teve algumas alterações. Os nove times se enfrentarão em turno e returno simples – nas edições anteriores, as equipes duelavam quatro vezes na fase de classificação – e os seis primeiros colocados avançam aos playoffs.

Os dois melhores se classificarão direto às semifinais, enquanto que de terceiro a sexto colocados disputarão as quartas de final, em uma melhor de três jogos. Já as semifinais e a grande decisão serão disputadas em uma melhor de cinco partidas, com o time de melhor campanha fazendo os jogos 1, 2 e o possível 5 em casa.

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *